segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mídia e Comunicação

O termo mídia serve para representar vários significados, dependendo do contexto ele apresenta diferentes definições. Os jornais, a TV, o rádio e outros instrumentos utilizados na comunicação são exemplos de mídias definidas como meios de comunicação. O termo se estende também aos veículos de comunicação; a área da publicidade que trabalha com propagandas ou os suportes de armazenamentos de dados como CDs e DVDs. Desta forma posso falar em produzir uma mídia me referindo a produção de um DVD. Um outro exemplo, bastante comum é afirmar que as camadas menos favorecidas da sociedade são influenciadas pela mídia, neste caso, referindo-se a TV como veículo de comunicação de massa.
Multimídia é a expressão utilizada para definir a união de várias mídias, onde aparecem o texto, o áudio e as imagens.  Esta expressão está bastante associada ao uso do computador por apresentar constantemente recursos com essas características. Destaque na multimídia para o hipertexto que agrega linguagem escrita com links para áudio e imagens.
Tanto o termo mídia como multimídia estão diretamente ligados à comunicação. Atualmente com o avanço da tecnologia essas expressões passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Inserem-se neste contexto a linguagem escrita e oral, as ilustrações, os gráficos, o som e as imagens em movimentos; todos são componentes utilizados pela mídia para informar as pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.