segunda-feira, 10 de outubro de 2011

AUTOR E AUTORIA

Os avanços tecnológicos trouxeram muita praticidade na realização das atividades, o hipertexto é um exemplo disso, numa única página temos várias informações, definições específicas, imagens e vários recursos.
Paralelamente a isso surgem em nossa sociedade cada vez mais situações de pessoas querendo levar vantagem em tudo. Tomando a escola como referência, temos alunos que fazem as pesquisas, gostam de ler, querem realmente aprender. Mas temos em numero bem mais expressivo aqueles que copiam e colam, não gostam de ler, e não se preocupam com a apropriação do conhecimento.
Nesse sentido o professor deve conversar sempre com os alunos sobre a autoria e o respeito aos direitos autorais. Querer se aproveitar de uma idéia que não é nossa é como furtar, a diferença está no produto.
O direito a propriedade não tolhe a criatividade, basta ver o sucesso do filme Alice no País das Maravilhas, criado por Lewis Carrol em 1865 na nova versão para o cinema. Devemos incentivar a leitura de obras originais para que de posse dessas idéias os alunos possam processar as informações e reelaborar seus próprios conceitos, dando origem a novas idéias e assim se aproximar cada vez mais da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.