quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Os cuidados com uso da Internet

A Internet pode contribuir muito com aprendizagem dos alunos, enriquecendo com imagens e novas informações todo o conteúdo que foi trabalhado em aula. O aluno tem a sua disposição uma infinidade de livros, textos, aulas e vídeos para ler, estudar, esclarecer suas dúvidas e aprender mais. A facilidade com que hoje em dia se faz uma pesquisa, sem sair de casa, o educando pode acessar várias informações, opiniões diferentes e concluir sobre determinado tema, contribuindo assim para o desenvolvimento do senso crítico e para apropriação do conhecimento. Com certeza é enriquecedora a possibilidade de ver imagens que possibilitem conhecer as paisagens de países distantes como a Grécia, Roma, África e tantos outros. Ver bem de perto como funcionam os órgãos do corpo humano, enfim a utilização da internet viaja por todas as disciplinas.
Mas nem tudo é positivo no uso da internet. Existem certos riscos que os internautas inexperiente, principalmente crianças e adolescente, podem correr ao utilizar a internet. Segundo O Dia ONLINE do dia 29 de setembro de 2010, “uma pesquisa realizada pela ONG SaferNet Brasil com alunos de escolas do Rio de Janeiro mostrou que 32% dos entrevistados aprenderam a utilizar a Internet com menos de 9 anos e que 47% permanecem conectados, em média, 4 horas por dia. Acessar a Web se tornou um hábito e a falta de orientação sobre o uso seguro da Internet torna crianças e adolescentes um público vulnerável a perigos como o aliciamento online, o bullying e a pedofilia”. Ao fazer uma pesquisa, por exemplo, nossas crianças podem correr estes riscos, pois ao iniciar uma busca a criança ou adolescente, que não foi bem orientado, pode ser direcionado através de links a sites externos, que a coloque em contato com pessoas mal intencionadas, ou mesmo pode abrir um site que não é adequado para sua idade.
Para evitar que as crianças e adolescentes se envolvam nestas situações a orientação é o melhor caminho, os pais e professores precisam orientar e conquistar a confiança destes internautas para que eles possam seguir suas orientações e também para que possam solicitar ajuda ao se depararem com tais problemas.

Um comentário:

  1. Céia, gostei muito do texto. A internet é uma ferramenta muito importante no aprendizado, mas, sem dúvida requer a orientação e acompanhamento dos pais e educadores, promovendo assim, o uso racional e seguro da internet.
    Um abraço, Claudia
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.